Palácio da Justiça
Este edifício foi construído em 1963 e situa-se na Avenida da República, com a fachada para o Jardim João Serra.
O Palácio da Justiça foi concebido numa estrutura hiperstática com abundante aplicação de cantarias e revestimentos de mármore, no local onde havia sido atravessado pelo curso natural de um ribeiro. Este edifício foi construído em parte de um jardim público existente junto à estação do caminho de ferro.
O Palácio da Justiça caracterizase por ter uma planta irregular, com alguma verticalidade, de dois pisos em que a fachada principal é simétrica. Na fachada principal, figuram janelas estreitas de ferro e vidro separadas por pilares gigantes, mas o que realça esta fachada são os dois painéis artísticos embutidos na parede que representam motivos de pesca e a vila cubista. Ainda na fachada está o brasão da vila de Olhão da Restauração e a Coroa Real. Este edifício está pintado de cor de tijolo e cinzento, outro aspecto que o destaca dos demais edifícios.
Actualmente no Palácio da Justiça funciona o tribunal judicial, a conservatória d registo civil e a secretaria notarial, que inicialmente estavam espalhados por outros edifícios.
Fonte: Jubilot, Andreia - Guia Arquitectónico de Olhão - mimeografado, Universidade do Algarve, 2004