Estação do comboio
A estação do caminho de ferro começou a ser edificada em 1903 e "foi inaugurado a 15 de Maio de 1904, data em que parou o primeiro comboio procedente de Faro" (1). Situa-se no largo da estação, junto do jardim da estação do caminho de ferro, que também foi construído no ano de 1904.
Não se sabe quem o construiu.
Trata-se de um edifício com uma fachada centrada, que tem no centro dois pisos ao contrário das laterais que são térreas. Este edifício possui telhado de quatro águas, chaminé e uma platibanda não decorada cuja finalidade é esconder o telhado. Os vãos são em forma de arco abaulado com fecho simples, não decorado, e no rés-do-chão possui sete portas de cor verde e no primeiro andar tem três janelas. O edifício é pintado de branco com soco de cor creme.
Numa das fachadas laterais estão expostos em azulejaria os prémios ganhos por esta estação, devido ao jardim da estação.
A estação continua com as mesmas funções e encontra-se em bom estado de conservação, tendo já sofrido obras de restauro e reabilitação no seu interior de forma a melhorar o aspecto e o serviço ao público.
(1) Antero Nobre, História Breve da vila de Olhão da Restauração, 1984, p. 145.
Fonte: Jubilot, Andreia - Guia Arquitectónico de Olhão - mimeografado, Universidade do Algarve, 2004