Capitão João Carlos Mendonça
Oficial do Exército, nascido em Olhão a 5-4-1881 e falecido na mesma vila a 23-4-1938.
Frequentou o Liceu de Faro, o Seminário de Coimbra e a Escola Politécnica, entrando para a Escola do Exército na Arma de Cavalaria e vindo a ser, por convite, instrutor da Escola Prática de Cavalaria, em Torres Novas.
Apaixonado pelo hipismo, em que revelou bastante valor, disputou vários concursos internacionais e ganhou o Campeonato do Cavalo e Guerra.
Encontrando-se na situação de licença ilimitada, foi chamado ao activo do Exército na Primeira Grande Guerra, tendo então comandado a Companhia da GNR aquartelada no Algarve e desempenhado esse cargo como capitão até ao Armistício. Desfrutando de grande prestígio pessoal na sua terra natal, foi convidado a assumir a presidência do município e sucessivamente eleito e reeleito e mantido depois como presidente da comissão administrativa, após o movimento e 28 -5-1926, desempenhou as referidas funções desde 2-1-1923 até 7-3-1935, delas se tendo afastado apenas para desempenhar o cargo de Governador Civil do Distrito de Faro, de 11-11-1931 a Junho de 1933.
Na gerência daquele município prestou a Olhão os mais relevantes serviços no domínio da higiene pública e embelezamento, sendo a sua acção verdadeiramente revolucionária. Também como Governador Civil do Distrito mereceu a gratidão e reconhecimento de toda a Província. Independentemente da sua acção oficial foi o fundador da Empresa de Electricidade Olhanense, que mais tarde passou a denominar-se Aliança Eléctrica do Sul e que dirigiu até à morte.
Em Olhão há uma rua com o seu nome.
Retirado de
Mendonça (João Carlos de) - Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira - Lisboa: Editorial Enciclopédica, Vol. XVI, p. 906 |