bullet História
bullet Costumes
bullet Recursos
bullet Eventos
bullet Links



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

bullet Olhão
bullet Fuseta
bullet Moncarapacho
bulletPechão
bullet Quelfes

Visitar Pechão !!

Pechão é capital de freguesia desde 1593, pertencente ao Termo de Faro, e só em 1826 foi integrada no Termo de Olhão.

É uma pequena aldeia rural, onde abundam as amendoeiras e figueiras que se situa a cerca de 4 Km de Olhão e de Faro.

A pequena Igreja de Pechão destaca-se por se encontrar no ponto mais alto da localidade. Daqui encontra-se uma bonita vista que alcança toda a região até ao mar.

Em 1482 já existia a Ermida de S. Bartolomeu de Pichão ou Pexão, com capelão privativo. No ano de 1565 regista-se a determinação de se desmontarem dois retábulos e enterrarem as respetivas imagens, o que confirma uma já vasta vivência como local de culto.

A primitiva ermida quatrocentista, da qual não parecem restar vestígios, terá dado lugar à atual igreja, não existindo dados concretos sobre isso, devido ao desaparecimento do arquivo paroquial no tempo das guerras liberais.

Supõe-se que entre 1758 e 1800, o imóvel ganhou a nave atual, já a capela-mor terá sido edificada em 1815. Tendo sido ocupada durante as lutas liberais, o que originou grandes danos, sofreu obras de recuperação, nomeadamente a execução dos altares, datados de 1859 e 1866. No exterior destaca-se uma pequena capela dos ossos, com fachada setecentista.

Pelo facto de a Igreja Matriz de Pechão ser um testemunho simbólico/religioso da comunidade envolvente e de vivências históricas como as campanhas do Algarve das Guerras Liberais, levou à sua proposta de classificação como Monumento de Interesse Público em 2012, sendo igualmente uma construção que marca a identidade desta freguesia.

ig_pechao.jpg (54707 bytes)
Igreja

 

capelaossos.jpg (274480 bytes)
Capela dos Ossos

Podemos ainda visitar a Fonte Velha, a Casa-Museu de Pechão e o Chalé de Belamandil, o Solar do Torrejão, os moinhos de costa e a nora dos 3 engenhos em Belamandil

Para saber mais sobre Pechão veja o site da respectiva Junta de Freguesia.

 

Proposta de percurso turístico:

Trajecto Sul – litoral

Trajecto Norte – barrocal 

Pechão tem uma localização privilegiada em frente ao famoso cabo de Santa Maria e entre as cidades de Faro e Olhão.

No Norte da freguesia tem o barrocal onde prevalece a Alfarrobeira, Amendoeira, Figueira e ao sul tem a Ria Formosa de águas mansas e sapais, com as suas tapadas de moinhos de maré.

A costa da freguesia é toda iluminada pelo farol do Cabo de Santa Maria.

Em Pechão destacam-se a Agricultura, Fruticultura, Floricultura, com a predominância em abrigos (estufas). Regista-se também a pecuária, salinas, aquicultura (produção de micro-algas), comércio, serviços e outras pequenas industrias.

Com uma área de 2 031 ha e uma população residente à volta de 3 100 habitantes, S. Bartolomeu é o padroeiro em honra do qual todos os anos em Agosto se realizam as Tradicionais Festas de Pechão.

Do património edificado salientam-se: a Igreja Paroquial, a Fonte Velha, a Capela dos Ossos, o Chalé de Belamandil, o Solar do Torrejão, os moinhos de costa e a nora dos 3 engenhos em Belamandil.

  1. Chalé de Belamandil

  2. Nora dos 3 Engenhos

  3. Moinhos

  4. Clube Oriental

  5. Junta de Freguesia de Pechão

  6. Igreja

  7. Capela dos Ossos

  8. Pedra Queijeira

  9. Algueirão

  10. Moinhos

  11. Torrejão

  12. Moinho de Maré