|
|
Visitar Pechão !!
Pechão é capital de freguesia
desde 1593, pertencente ao Termo de Faro, e só em 1826 foi integrada no Termo
de Olhão. É uma pequena aldeia rural, onde abundam as amendoeiras e figueiras que se situa a cerca de 4 Km de Olhão e de Faro. A pequena Igreja de Pechão destaca-se por se encontrar no ponto mais alto da localidade. Daqui encontra-se uma bonita vista que alcança toda a região até ao mar. Em 1482 já existia a Ermida de S. Bartolomeu de Pichão ou Pexão, com capelão privativo. No ano de 1565 regista-se a determinação de se desmontarem dois retábulos e enterrarem as respetivas imagens, o que confirma uma já vasta vivência como local de culto. A primitiva ermida quatrocentista, da qual não parecem restar vestígios, terá dado lugar à atual igreja, não existindo dados concretos sobre isso, devido ao desaparecimento do arquivo paroquial no tempo das guerras liberais. Supõe-se que entre 1758 e 1800, o imóvel ganhou a nave atual, já a capela-mor terá sido edificada em 1815. Tendo sido ocupada durante as lutas liberais, o que originou grandes danos, sofreu obras de recuperação, nomeadamente a execução dos altares, datados de 1859 e 1866. No exterior destaca-se uma pequena capela dos ossos, com fachada setecentista. Pelo facto de a Igreja Matriz de Pechão ser um testemunho simbólico/religioso da comunidade envolvente e de vivências históricas como as campanhas do Algarve das Guerras Liberais, levou à sua proposta de classificação como Monumento de Interesse Público em 2012, sendo igualmente uma construção que marca a identidade desta freguesia. |
Igreja
|
Podemos ainda visitar a Fonte Velha, a Casa-Museu de Pechão e o Chalé de Belamandil, o Solar do Torrejão, os moinhos de costa e a nora dos 3 engenhos em Belamandil
Para saber mais sobre Pechão veja o site da respectiva Junta de Freguesia.
Proposta de percurso turístico:
Trajecto Sul – litoral
Trajecto Norte – barrocal
Pechão tem uma localização privilegiada em frente ao famoso cabo de Santa Maria e entre as cidades de Faro e Olhão.
No Norte da freguesia tem o barrocal onde prevalece a Alfarrobeira, Amendoeira, Figueira e ao sul tem a Ria Formosa de águas mansas e sapais, com as suas tapadas de moinhos de maré.
A costa da freguesia é toda iluminada pelo farol do Cabo de Santa Maria.
Em Pechão destacam-se a Agricultura, Fruticultura, Floricultura, com a predominância em abrigos (estufas). Regista-se também a pecuária, salinas, aquicultura (produção de micro-algas), comércio, serviços e outras pequenas industrias.
Com uma área de 2 031 ha e uma população residente à volta de 3 100 habitantes, S. Bartolomeu é o padroeiro em honra do qual todos os anos em Agosto se realizam as Tradicionais Festas de Pechão.
Do património edificado salientam-se: a Igreja Paroquial, a Fonte Velha, a Capela dos Ossos, o Chalé de Belamandil, o Solar do Torrejão, os moinhos de costa e a nora dos 3 engenhos em Belamandil.
|
|