VOLTAR À PÁGINA INICIAL

2008 - Comemoração 2º Centenário da Revolta Olhanense

 

Este ano de 2008 comemoram-se 200 anos da revolta olhanense contra as tropas napoleónicas.

Adquira aqui uma t-shirt com a Medalha de Olhão!

Frequentemente o protagonismo de Olhão é esquecido entre os historiadores, atendendo na época ser apenas uma pequena aldeia cuja revolta, por muito que se agigantasse, nunca poderia ter impacto comparável ao que se ia passando no Porto ou noutras grandes cidades do País.

Mas a verdade é que, como o próprio Príncipe Regente o reconheceu no Alvará Régio que nos elevou a Vila, esta revolta foi “o primeiro sinal para se restaurar a Monarquia de que se tinha apoderado o inimigo comum da tranquilidade da Europa”(…)!

E também é verdade que a revolta da aldeia de Olhão, que aqui nos faz lembrar a mítica aldeia do Astérix, na sua pequenez e também na sua valentia, é bem representativa de toda a revolta nacional, quando percebemos que quem se revoltou foi o povo mais anónimo e humilde, que era quem prevalecia em Olhão.

Ora 2008 é um ano importante para recordar estes acontecimentos e valorizarmos o concelho. Trata-se de uma oportunidade de conhecer melhor esta história e uma forma de atrair a atenção para a nossa terra.

Estes acontecimentos põem Olhão entre Portugal, o Brasil e o Mundo, com particular destaque para a França e o Reino Unido. Trata-se por isso da oportunidade ideal para os políticos valorizarem a imagem da terra, se tiverem visão para isso.

Da nossa parte, a APOS tem apenas alguns recursos humanos – boa vontade e capacidade de trabalho – e com eles irá publicando aqui vários artigos e documentos que sirvam para um melhor conhecimento desta página da História.

Encontramo-nos em 2009.

 

Eventos organizados com o Elos Clube de Olhão:

Olhão, 1 de Janeiro de 2008
António Paula Brito
Presidente da
APOS (Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão)