bulletHistória
bulletCostumes
bullet Recursos
bullet Eventos
bullet Links


Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão

OLHÃO PARA O CIDADÃO

bullet Olhão
bullet Fuseta
bullet Moncarapacho
bullet Pechão
bullet Quelfes

Nota prévia: artigo saído n' O Olhanense de dia 15 de Dezembro de 2007.

 

A rentabilização do caíque Bom Sucesso.

Olhão necessita de atrair turistas para animar a sua actividade comercial e, consequentemente, toda a economia local.

Ora, para atrairmos turistas é importante que os convençamos que temos “coisas” originais, que só aqui eles poderão encontrar, e para isso é importante valorizarmos o que temos de original, como é o caso do Caíque Bom Sucesso, actualmente exposto entre os dois Mercados Municipais.

Dar significados às “coisas” é a melhor forma de as valorizarmos. Se os turistas passarem pelo local e apenas virem um barco sem qualquer significado, o resultado é muito fraco. Mas se perceberem que este barco esteve associado à expulsão do exército napoleónico de Portugal, e que foi o primeiro correio marítimo a levar esta boa nova à Família Real que estava no Brasil, então o impacto psicológico no turista e na imagem que ele tem do barco e de Olhão é incomensuravelmente superior.

Ora, actualmente, atendendo não haver uma simples tabuleta com uma breve explicação do significado do caíque, o turista apenas vê um barco curioso, sem entender o que significa! Infelizmente esta situação persiste há cerca de três anos, com consequências negativas para todos, em particular para o turismo, o comércio e a nossa economia.

E é por tudo isto que nos parece ser uma extraordinária inépcia desta autarquia, passados três anos, ainda não ter conseguido colocar uma placa alusiva ao caíque.

O que é ainda mais extraordinário é a autarquia já ter sido alertada por mim, pessoalmente, várias vezes em 2005, 2006 e, finalmente, através da APOS, este ano (por escrito em Abril, e oralmente nas Assembleias Municipais de Março e Setembro) mas, mesmo assim, não conseguir fazer algo tão simples e barato!

Trata-se só de uma placa mas, uma Câmara que não consegue colocá-la, o que é que consegue fazer?

Uma Câmara que não entende o interesse de dar significados ao nosso património para atrair turistas e animar o nosso comércio, o que é que entende?

António Paula Brito

Presidente da

APOS (Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão)