bulletHistória
bulletCostumes
bullet Recursos
bullet Eventos
bullet Links


Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão

OLHÃO PARA O CIDADÃO

bullet Olhão
bullet Fuseta
bullet Moncarapacho
bullet Pechão
bullet Quelfes

Visita do Embaixador de Andorra a Olhão

Tal como já foi anunciado neste jornal, o Embaixador de Andorra visitou Olhão no último dia 19 de Maio, a convite da APOS (Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão), devido a uma particularidade curiosa e pouco conhecida da História de Andorra, que une este Principado a Portugal e, particularmente, a Olhão.

Sucede que em 1934, um aventureiro de origem russa chamado Boris Skossyreff ocupa o poder em Andorra, juntamente com alguns notáveis do Principado, e é proclamado Rei Boris I. Depois uma semana de “reinado”, foi preso e expulso pelos espanhóis para Portugal, acabando por permanecer alguns meses em Olhão, em 1935, até sair para França.

Este efémero “rei” teve uma vida deveras atribulada e nunca esqueceu a ajuda que muitos portugueses, particularmente os olhanenses Francisco Fernandes Lopes e Carlos Fuzeta, lhe prestaram nos momentos mais difíceis.

Devido à correspondência trocada com Francisco Fernandes Lopes, a APOS pôde desvendar alguns pormenores de uma página da História de Andorra que até ao momento, permanecia nebulosa. A APOS enviou toda esta documentação a diversas entidades, tendo o Governo andorrano através do seu Embaixador, manifestado interesse pela informação inédita. No último dia 19 de Maio, o sr. Embaixador deslocou-se a Olhão onde também foi recebido por elementos do Elos Clube de Olhão, da Sociedade Recreativa Olhanense, e da Câmara Municipal.

Curiosamente, o sr. Embaixador fez questão de trazer na sua deslocação a Olhão a filha de Francisco Fernandes Lopes – Raquel Lopes – numa singela homenagem ao homem que possibilitou tudo isto.

A APOS espera que esta relação com Andorra possa vir a desenvolver-se ainda mais nos próximos tempos, atendendo que existe interesse em assinalar no próximo ano de 2009, o 75º aniversário da passagem de Boris por Andorra.

António Paula Brito

APOS – Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão