bulletHistória
bulletCostumes
bullet Recursos
bullet Eventos
bullet Links


Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão

OLHÃO PARA O CIDADÃO

bullet Olhão
bullet Fuseta
bullet Moncarapacho
bullet Pechão
bullet Quelfes

Um final feliz!

Um grupo de alunos da Escola EB2/3 Paula Nogueira ganhou um prémio num concurso musical relativo à letra de uma música (Concurso Zéthoven, criado pela Associação Cultural da Beira Interior).

Este grupo de alunos deverá deslocar-se à Covilhã no dia 1 de Março para participar na gravação de um CD com a sua letra musical.

Atendendo estes alunos, assim como as professoras que os deverão acompanhar, não terem qualquer patrocínio para pagamento da deslocação e refeições, a escola solicitou à autarquia e a várias entidades privadas, entre as quais a APOS, um modesto contributo de forma a aliviar a comparticipação dos alunos.

A APOS disponibilizou-se imediatamente para ajudar a Escola dando um donativo simbólico de 25€ e reencaminhou a informação por email a 750 endereços, solicitando a ajuda.

Perante esta divulgação, o Elos Clube deu também um pequeno donativo, a Antena 1 e a Rádio Atlântico noticiam o caso, e soubemos que, finalmente, em meados de Fevereiro, a Câmara Municipal de Olhão disponibilizou-se para ajudar estes alunos nas despesas de deslocação.

Geralmente, a sociedade civil olhanense é pouco cívica, pouco participativa e pouco solidária! Esta sociedade civil pouco participativa, acredita que devem ser sempre os outros a dar, sobretudo quando é necessário dar alguma coisa à cultura mas, neste caso, tudo acabou em bem!

Curiosamente, este caso trata-se talvez da primeira vez em que, comprovadamente, pela internet, se consegue “agitar as águas” em Olhão.

Será que a sociedade civil está a mudar em Olhão?

Será que a internet poderá dar uma ajuda para esta mudança?

A APOS envia semanalmente um boletim electrónico por e-mail a cerca de 750 pessoas, geralmente ligadas a Olhão. Será que conseguiremos contribuir para esta mudança cívica na nossa terra?

Não sabemos, mas sabemos tentar a mudança, e só quem tenta é que consegue.

António Paula Brito

APOS

Nota: artigo saído no Olhanense de dia 15 de Março 2008.