Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão

OLHÃO PARA O CIDADÃO

A APOS registou os seus Estatutos em 22 de Junho de 2006, tendo os mesmos sido publicados no Diário da República (2ª série, nº 173) de 7 de Setembro de 2006.

Transcrevendo o artigo 4º dos estatutos, os objectivos da APOS definem-se como sendo a divulgação, defesa e recuperação dos valores mais significativos do património histórico, cultural e ambiental do concelho de Olhão, promovendo e produzindo serviços como a elaboração de estudos, investigação, consultadoria, criação de empresas alternativas e fomento de projectos de desenvolvimento local – nomeadamente através da realização de cursos de formação profissional, seminários e eventos – colaborando com as instituições públicas ou privadas, com a finalidade última de contribuir para o bem-estar sustentável da população.

Os Estatutos da APOS têm algumas determinações que consideramos importantes:

1º - Em primeiro lugar proíbem o exercício do mesmo cargo de dirigente por mais de dois mandatos consecutivos de forma a permitir a rotatividade de dirigentes;

2º - Por outro lado permitem a existência de sócios que não pagam quotas (embora estes se diferenciem dos outros por não poderem eleger ou ser eleitos para os órgãos associativos), de forma a atrair pessoas que não queiram um comprometimento maior com a associação.

3º - Finalmente, permitem que os seus sócios criem livremente núcleos, de acordo com os seus interesses culturais ou até geográficos.

A APOS pretende ser uma resposta da sociedade civil olhanense aos problemas que o Concelho de Olhão tem relativamente ao seu património, bem conhecidos de todos.

Para nós, não basta aos olhanenses apontarem o dedo ao poder político: será necessário sobretudo trabalharem e exercerem o seu direito de cidadania pelo local onde nasceram ou simplesmente vivem.

Contactos:

  • Endereço de correio : APOS  -  Urbanização Pinheiros de Marim, Rua Cidade de Londres, nº 45, 8700-278  Olhão
  • Endereço electrónico: apos(ARROBA)olhaocubista.pt